Como começar o processo de cidadania italiana?

O processo de cidadania italiana é o resultado de uma série de ações que incluem juntada de documentos brasileiros e italianos, para depois serem enviados ao Consulado.

como-comecar-o-processo-viver-na-italiaComo muitos brasileiros têm interesse em tirar a dupla cidadania, existem atualmente inúmeras empresas que prestam esse serviço. Como o processo é bem detalhado e longo, é importante ter pessoas capacitadas para fazer as coisas do jeito certo.

No meio do trâmite pode existir a necessidade de correção de certidões, e também é preciso fazer o pedido no idioma italiano, o que fica difícil quando a pessoa não tem conhecimento dessa língua.

Por isso é que esses serviços prestam toda assessoria necessária para não haver erros na documentação, já que cada coisa que precisar ser arrumada custará um valor extra, dependendo do tipo de erro.

Como os documentos precisam ser solicitados em órgãos públicos do Brasil e na Itália, é preciso saber fazer a solicitação corretamente para não correr o risco de receber documentos errados.

Por isso, é primordial fazer o levantamento prévio sobre o ascendente que transmite o sobrenome, faça pesquisas com a grafia correta para não correr o risco de acabar tendo documentos de uma família diferente da sua.

Quanto custa o processo de cidadania italiana?

O preço para o processo de cidadania italiana variam de caso a caso, pois cada processo tem características dependendo da quantidade de documentos e de onde eles serão levantados.

Quem for fazer o processo dentro do Brasil, pode gastar em torno de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Veja abaixo onde é gasto o dinheiro para obter a dupla cidadania.

  • Pesquisa dos familiares na Itália (serviço de pesquisador);
  • Montagem da árvore genealógica;
  • Assessoria (para quem achar que precisa de um advogado, ou empresa especializada);
  • Legalizações (atualmente, abolidas pela Apostila de Haia – desde agosto/2016);
  • Emissão de documentos;
  • Traduções (precisam ser feitas por tradutor juramentado para valerem);
  • Emissão da documentação;
  • Todas as despesas referentes a uma viagem à Itália, incluindo transporte, residência, alimentação e taxas (para quem vai dar entrada no processo na Itália).

O processo feito na Itália pode custar até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) já que além das custas da documentação, ainda estão envolvidas despesas da viagem, como passagens, estadia, traslados e taxas que devem ser pagas nos órgãos onde serão obtidos os documentos.

Qual o prazo aproximado do processo

prazo-do-processo-de-cidadaniaO prazo para obter a cidadania italiana varia e o que determina o tempo mais longo é onde ele foi dado entrada. No Brasil o custo é bem menor, porém pode demorar até 7 anos para ser concluído, já que envolve tramitação em dois países diferentes.

Para quem tem pressa, a melhor opção é dar entrada no processo na Itália, o custo é três vezes maior, porém o resultado são em um prazo máximo de até 6 meses.

O motivo principal da demora do processo no Brasil é a fila que existe no Consulado Italiano, a melhor saída para isso é fazer tudo via judicial, ou seja, entrar com uma denúncia contra o Consulado Italiano e pedir que o prazo estipulado pela Lei (240 dias) seja cumprido. Essa ação fará com que o processo demore menos, mesmo sendo feito a partir do Brasil.

OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Está achando complicado e caro entrar com o seu pedido de cidadania italiana?

Não sofra e nem perca tempo! Clique no link abaixo e tenha acesso a um curso passo a passo, mostrando de forma detalhada tudo o que você precisa fazer para conquistar a sua cidadania italiana. Método testado e comprovado. (clique no banner abaixo e assista o vídeo agora)

banner-curso-gente-italiana