Passaporte italiano. Saiba como tirar e renovar!

Ter o visto italiano é o desejo de milhares de pessoas que possuem descendência italiana, aqui no Brasil.

passaporte-italiano-saiba-como-tirar-o-seuNosso país foi um dos que mais recebeu imigrantes dessa nacionalidade, regiões como o Sul e Sudeste possuem comunidades enormes, que foram criadas pelos antepassados italianos, e que vivem até hoje reverenciando a cultura daquele país.

No começo do século muitos imigrantes vieram para cá para trabalharem nas lavouras de café, milho e cana de açúcar e, geralmente, vinham com contrato pré-estabelecido entre o fazendeiro e um agente de viagens. Por isso, que muitas cidades interioranas possuem características típicas, dos países de origem dos imigrantes que trabalharam em suas terras.

Os documentos para tirar passaporte incluem toda a documentação do ancestral que tem a cidadania italiana. A Itália é um dos países que permite a transmissão de cidadania por “jus sanguini” (direito de sangue), assim basicamente, todas as pessoas que possuem antepassado italiano podem requerer a dupla cidadania.

O passaporte italiano vale como documento para provar que se é um cidadão daquele país. Apenas pessoas que deram entrada ao processo de cidadania na Itália é que conseguem emitir também, a carteira de identidade (igual nosso RG).

Vantagens de ter o passaporte italiano

Com a participação da Itália na UE – União Européia, todo cidadão italiano tem direito a transitar pelos países que fazem parte da comunidade. Assim, possuir o passaporte italiano é uma maneira de conhecer todos os países da Europa sem precisar se preocupar com vistos e tempo de permanência.

vantagens-do-passaporte-italiano

Outra vantagem de possuir a dupla cidadania italiana é que para viajar para países como EUA, Canadá e Japão não precisará tirar um visto de turista. Os outros tipos de visto para esses países (estudo, trabalho) também ficam mais fáceis de ser conseguidos com uma dupla cidadania.

Normalmente os brasileiros que correm atrás do passaporte italiano, fazem isso para poderem estudar e trabalhar no exterior, proporcionando melhor qualidade de vida para si e seus familiares. Como cidadão italiano é possível até se candidatar a cargos públicos, dentro do país.

Como tirar o passaporte italiano

Depois de estabelecido o direito de descendência é preciso fazer uma juntada de documentos referentes a esse parentesco. Se o antepassado não veio para o Brasil (no caso de um bisavô, por exemplo), é preciso fazer a pesquisa dos documentos dele na sua cidade italiana de origem.

A melhor maneira de começar a buscar os dados que comprovem a descendência é fazer uma entrevista com os familiares mais velhos, que costumam guardar a documentação dos ancestrais. Para fazer essa pesquisa é preciso contratar um pesquisador especializado que terá acesso aos locais onde esses documentos podem ser encontrados.

Depois de juntar todos os documentos necessários, bastará envia-los ao consulado Italiano mais próximo de sua residência, e esperar o andamento do processo.

Renovar passaporte italiano

A renovação do passaporte italiano foi substituída pela emissão de um novo passaporte. Isso acontece por questões de segurança e também de controle da entrada de cidadãos no país, e também para ter acesso aos registros dos italianos que moram no estrangeiro (do mesmo modo que brasileiros tiram a cidadania italiana, alguns italianos querem ter a cidadania brasileira).

O processo de emissão do novo documento, requer o preenchimento de um formulário de atualização de dados e posteriormente uma visita ao consulado Italiano para requerer o passaporte.

OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Está achando complicado e caro entrar com o seu pedido de cidadania italiana?

Não sofra e nem perca tempo! Clique no link abaixo e tenha acesso a um curso passo a passo, mostrando de forma detalhada tudo o que você precisa fazer para conquistar a sua cidadania italiana. Método testado e comprovado. (clique no banner abaixo e assista o vídeo agora)

banner-curso-gente-italiana
→ Ir para a Home