Cidadania Italiana – Veja quem tem direito e conquiste a sua!

banner-tirar-cidadaniaPara saber quem tem direito à cidadania Italiana é preciso fazer uma pesquisa prévia que inclui a montagem de uma árvore genealógica. O processo é necessário para atestar a veracidade da descendência.

Muita gente acredita que apenas ter um sobrenome italiano dá direito a tirar a cidadania, mas na verdade, o processo é bem mais complexo e leva em conta uma série de fatores que a maioria das pessoas nem imagina.

O desejo pela dupla cidadania acaba surgindo quando os pais querem dar um futuro melhor para os filhos, com isso, a idéia de morar em outro país, parece atraente já que dificilmente encontramos as mesmas situações de crise, que existem no Brasil, em países mais evoluídos.

coliseu-roma-italia

Possuir a cidadania italiana também dá direito a viver em qualquer outro país que faça parte da União Européia, assim quem tem um passaporte italiano pode fixar residência e trabalhar normalmente, em países como França, Alemanha e outros da União.

Existem algumas peculiaridades quando falamos em direito a cidadania. Abaixo listamos as três maneiras possíveis para tirar o passaporte italiano.

Cidadania Italiana por descendência

descendencia-italiana-cidadaniaEssa é a maneira mais comum de direito, se o ascendente for masculino (bisavô, avô, pai e a pessoa interessada) não existe limite para o ano de nascimento dos filhos ou filhas, ou seja tem direito a descendência os nascidos em qualquer ano.

Quando o ascendente é feminino, em qualquer lugar da árvore genealógica, esta descendência só será transmitida para os filhos que nasceram após 1948.

Como via de regra temos que os ascendentes masculinos passam a descendência para os filhos, netos, bisnetos e tataranetos, independente do ano de nascimento. E os ascendentes femininos só passam para os descendentes nascidos a partir de 01/01/1948.

No caso dos ascendentes terem se naturalizado brasileiros, o reconhecimento da cidadania pode ser feito apenas se o filho(a) desde ascendente houver nascido ANTES do processo de naturalização.

Cidadania Italiana por casamento

cidadania-por-casamentoA cidadania poderá ser requerida por mulheres que forem casadas com italianos, apenas se o casamento for ANTERIOR a abril de 1983.

Homens casados com italianas ou descendentes não podem requerer a cidadania, porém os filhos do casal poderão ter a dupla-cidadania. Para o homem será necessário pedir a naturalização italiana (deixa de ser brasileiro).

Cidadania Italiana por residência

cidadania-por-residenciaVeja abaixo quem tem direito a cidadania italiana por residência:

  • Cidadãos não italianos com 10 anos de residência na Itália;
  • Filhos adotados por cidadãos italianos, refugiados políticos e filhos maiores de idade de pais italianos que possuam 5 anos de residência legal no país;
  • Pessoas que prestaram serviços para o Estado Italiano por 5 anos (mesmo que sediado no exterior);
  • Cidadãos da EU que tenham residido legalmente na Itália por 4 anos;
  • Descendentes de cidadãos italianos por nascimento (somente até segunda geração – netos), e pessoas nascidas na Itália que moram no país há, pelo menos, 3 anos.

A comprovação de renda de 8.263,31 (sem dependentes) Euros para cada ano anterior ao pedido de cidadania (pelo menos três anos) e do valor de 11.362,05 Euros (com cônjuge e aumento de 516,00 Euros para cada dependente), também dá direito ao pedido de cidadania.

Tirando a sua cidadania italiana rapidamente!

Aprenda em detalhes o passo a passo para conquistar a sua cidadania italiana, fazendo o processo você mesmo e economizando milhares de reais. Chega de perder tempo e dinheiro. Clique no banner abaixo e comece o seu processo rapidamente, de maneira prática e simples.

banner-curso-gente-italiana

→ Confira nesse artigo quais são os documentos necessários para iniciar o processo de dupla cidadania.