Fazer o processo de Cidadania italiana na Itália ou no Brasil?

brasil-italia-bandeira-imigracaoComo falamos nesse artigo (começando o seu processo) o processo de cidadania italiana no Brasil, é diferente do processo de cidadania italiana na Itália. A principal diferença está no valor gasto e no tempo para conseguir o resultado.

Para resolver onde dar entrada ao processo, é preciso levar em conta alguns fatores. Definir qual a necessidade real da dupla cidadania, é primordial para decidir como e onde fazer o procedimento.

Se a cidadania está sendo requisitada por motivos de trabalho ou estudo, pode ser interessante dar entrada ao processo já dentro do país, apesar de ser bem mais caro, devido às despesas de viagem, o tempo de resposta será infinitamente menor. Em algumas cidades, o processo demora apenas 3 meses para ser definido.

Se, no entanto, a necessidade da dupla cidadania não é urgente, dar entrada ao processo no Brasil, será mais barato, porém muito mais demorado se for feito pelos trâmites normais. Como muitas pessoas estão usando o recurso judicial para diminuir o tempo, até mesmo esse procedimento pode levar alguns anos para ser aceito.

Fazendo o processo na Itália

processo-direto-na-italiaO processo de cidadania na Itália leva uma vantagem maior, pois existem vários locais onde ele pode ser encaminhado, no consulado, nas questuras, anagrafes e Sato Civile da cidade origem do parente que passou o sobrenome.

Com o processo sendo encaminhado na Itália é preciso fazer a legalização da documentação, e a juntada de documentos é a mesma para o processo encaminhado no Brasil, incluindo as retificações que precisem ser feitas (às vezes alguns documentos precisam ser corrigidos).

Um grande diferencial da cidadania feita na Itália é a possibilidade de emitir a carteira de identidade Italiana. Processos feitos no Brasil, não dão direitos a esse documento, apenas ao passaporte.

O tempo para emissão do passaporte na Itália demora algumas semanas normalmente, e para que todos os familiares possam dar entrada ao processo dentro do país, é preciso que estejam presentes no local.

Fazendo o processo no Brasil

processo-feito-no-brasilPara dar entrada ao processo no Brasil, é preciso fazer agendamento no Consulado Italiano, esse deve ser o primeiro passo, pois como existe uma demora muito grande (alguns consulados estão com fila de até 5 anos de espera) para ser chamado, enquanto vai fazendo a juntada de documentos, já vai andando na fila.

A principal diferença do processo no Brasil é que mesmo que seja necessário fazer levantamento de documentos na Itália, não é preciso viajar para o país, pois existem pesquisadores que prestam esse serviço aqui no Brasil.

Outra facilidade é que para dar entrada aos processos de outros familiares, bastando preencher o cadastro de cada um e fazer a juntada de documentos (uma pessoa só pode fazer isso), enquanto que para fazer isso na Itália, todas as pessoas precisam ir para o país.

A principal diferença é a obtenção da documentação final, no processo feito pelo consulado a pessoa não tem direito a possuir uma carteira de identidade, apenas será emitido o passaporte, que demonstrará a dupla cidadania.

OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Está achando complicado e caro entrar com o seu pedido de cidadania italiana?

Não sofra e nem perca tempo! Clique no link abaixo e tenha acesso a um curso passo a passo, mostrando de forma detalhada tudo o que você precisa fazer para conquistar a sua cidadania italiana. Método testado e comprovado. (clique no banner abaixo e assista o vídeo agora)

banner-curso-gente-italiana