Como construir a árvore genealógica para o processo de cidadania.

arvore-da-familia-italianaLevantar os dados, para construir a árvore genealógica para cidadania italiana, é o primeiro passo para começar esse processo.

Quando falamos de árvore genealógica é exatamente aqueles desenhos famosos com os nomes dos familiares antepassados dentro de quadrinhos com ligações mostrando sua descendência.

Assim, se o seu parente que passou o sobrenome for um trisavô Siciliano, é preciso levantar os dados a partir dele e traçar a descendência até chegar no requerente da dupla cidadania.

Construindo a árvore genealógica de sua família italiana, passo a passo

Comece colocando o nome dele e da esposa, para daí puxar o nome dos filhos (um deles deve ser o bisavô ou bisavó), desses novamente anotar o nome dos filhos (um deles será o avô ou avó), e finalmente o nome desses filhos, onde estará o nome do seu pai ou mãe, dependendo por onde vem a descendência.

arvore-genealogica-para-realizar-o-processo-de-cidadania-italiana

Com isso feito, é preciso ver se a descendência vem de um homem ou de uma mulher. Mulheres italianas só passam a descendência para filhos nascidos a partir de 01/01/1948, devido a Lei Constitucional que só reconheceu o direito de passagem de cidadania por mulheres, nessa data.

Porém, pessoas que possuam ascendência italiana feminina e que nasceram antes dessa data, podem dar entrada ao processo por via judicial, para receberem o reconhecimento a esse direito.

Depois de montada a árvore genealógica é que começa a busca pela documentação. Se os ascendentes vieram para o Brasil, existem locais públicos onde os documentos podem ser pesquisados, e se ficaram na Itália, é preciso fazer a pesquisa nos cartórios e dioceses da cidade de origem do antepassado.

Sendo um cidadão italiano você pode tirar o seu passaporte italiano…

O passaporte italiano é um documento que atesta a dupla cidadania. Como a Itália faz parte da União Européia, um cidadão italiano também é um Europeu, podendo viajar livremente por todos os países que fazem parte dessa comunidade (lembrando que o Reino Unido não está mais incluso nesse quesito).

Além da passagem livre por todos os países europeus, o cidadão italiano pode trabalhar em regime normal como qualquer outro nascido no país, isso dentro da Itália e em qualquer outro país da UE, ficando de fora das restrições que normalmente são aplicadas a turistas. Confira o outro artigo (completo) sobre como tirar e renovar o passaporte italiano.

OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Está achando complicado e caro entrar com o seu pedido de cidadania italiana?

Não sofra e nem perca tempo! Clique no link abaixo e tenha acesso a um curso passo a passo, mostrando de forma detalhada tudo o que você precisa fazer para conquistar a sua cidadania italiana. Método testado e comprovado. (clique no banner abaixo e assista o vídeo agora)

banner-curso-gente-italiana